Solicitando Reembolso
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade que regulamenta as questões referentes a planos de saúde, garante a cobertura a psicólogos no rol da ANS de procedimentos mínimos. Porém os planos possuem seus procedimentos nos quais existem algumas regras de cobertura. Para ter mais detalhes, você deve consultar pelo site da sua Operadora de saúde o seu contrato ou ligar na Central de Atendimento correspondente.
A ANS garante de 18 a 40 sessões de psicoterapia ao ano. A variação de sessões está interligada com a gravidade do transtorno psicológico e a Operadora irá lhe sinalizar a quantidade após a analise do CID (Classificação Internacional de Doenças) – o CID estará presente no seu encaminhamento médico (figura abaixo).
Importante: o percentual da restituição é diferente de plano para plano, por isso, é preciso consultar diretamente com a Operadora o seu contrato. Algumas Operadoras chegam a reembolsar R$350 por sessão. Consulte a sua tabela junto ao plano.
1. DESCUBRA O VALOR DO SEU REEMBOLSO
- Algumas Operadoras apresenta em seus sites os valores de reembolso por sessões. Também pode-se ligar na Central de Atendimento para sanar essa dúvida.
2. SOLICITE ENCAMINHAMENTO MÉDICO
- Você deve agendar uma consulta médica com o seu médico de preferência e sinalizar a necessidade de encaminhamento para sessões de psicoterapia.
- Para maioria das Operadoras, o encaminhamento tem validade de 3 meses, a partir da data da assinatura, deve contem o carimbo com CRM do médico e o CID.
3. AGENDE SUA CONSULTA COM UM PSICÓLOGO
- Com encaminhamento médico, você deve agendar a sua primeira sessão com o psicólogo para inicio do tratamento.
- No término de cada mês, após o seu pagamento ao psicólogo pelas sessões realizadas, o mesmo irá lhe fornecer o recibo de pagamento para entrada no pedido do reembolso.
4. INICIE O PROCEDIMENTO DE REEMBOLSO
- A maioria das Operadores disponibilizam esse procedimento de forma eletrônica através de seus site ou aplicativo móvel.
- Você deve encaminhar o pedido médico e o recibo de pagamento.
- O plano de saúde irá lhe informar o prazo necessário para analise e deposito na conta corrente informada por você no cadastro.
- Mensalmente esse procedimento será repetido.
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